Quem tem varizes pode fazer Agachamento?
Será que o agachamento pode fazer aparecer ou piorar suas varizes?
Filipe Damasceno // 13 de Junho de 2021
Olá! Tudo bom com você? Já se perguntou se quem tem varizes pode fazer agachamento? Será que o agachamento vai fazer aparecer ou piorar as minhas varizes?
Essa é uma dúvida muito específica mas que muitas mulheres que gostam de se cuidar e praticar musculação, academia ou crossfit se perguntam diariamente.
Nesse artigo eu vou responder essa dúvida e te mostrar como fazer o agachamento do jeito certo pra evitar que ele sobrecarregue a sua circulação.
Como eu já disse em um outro artigo sobre a relação entre as varizes e os exercícios (que você pode conferir clicando AQUI), os exercícios como um todo, especialmente aqueles que desenvolvem a musculatura das pernas, vão ser benéficos pra circulação e pra avitar ou melhorar as varizes.
O agachamento é um dos melhores exemplos de exercício nesse sentido, porém feito da maneira errada ele pode sim se tornar um dos maiores inimigos da circulação das pernas e piorar o seu caso de veias ou varizes nas pernas.
O que acontece na circulação quando eu faço agachamento?
Pra você ter uma idéia do que pode acontecer durante o seu exercício: esse aparelho aqui é o aparelho de ultrassom onde nós realizamos o exame de doppler.
Uma manobrinha que a gente usa muito comumente pra avaliar o refluxo nas veias dos membros inferiores é a manobra de “Valsalva“. O que é isso? O médico coloca o transdutor ou a sonda do aparelho em cima da veia e pede pra paciente soprar sem parar as costas da mão sem deixar o ar escapar, pode pedir também pra paciente fazer uma força parecida com a força para evacuar.
Quando a paciente faz isso, a pressão no abdomem é tão grande que empurra o sangue das pernas pra baixo. O que a gente vê no aparelho é que a circulação das veias dos membros inferiores nessa hora praticamente pára. E isso não é nem no exame alterado, é no exame normal.
Pegando isso e passando pro exercício: não é bem isso que você faz durante o agachamento e muitos outros exercícios? Uma força com outros músculos mas que fazem aumentar a pressão abdominal. Por isso há uma grande sobrecarga do exercício na circulação (em alguns momentos e especialmente quando o exercício é feito da maneira errada).
Mas então como eu devo fazer o agachamento?
Também naquele artigo (não esquece de conferir quando acabar de ler esse artigo) eu dei várias dicas de como você pode evitar a sobrecarga dos exercícios como um todo.
Agora, falando especificamente do agachamento: esse exercício deve ser feito com o tronco ereto, o mais próximo de 90° que você conseguir, quase como se você estivesse sentando e levantando de uma cadeira. Evitar colocar o tronco pra frente, assim você vai estar esmagando a circulação na região da virilha e dificultando ainda mais o retorno do sangue venoso das pernas.
Voltando a falar sobre o ultrassom: na segunda parte daquela manobrinha que eu mostrei pra vocês, você pede pra paciente soltar bruscamente o ar que ela estava prendendo. Nessa hora a gente observa na tela que o sangue na veia volta a circular (pra nós médicos, nessa hora podemos observar quando há refluxo, mas isso não vem ao caso aqui).
Levando mais uma vez pro exercício: se você não controla a sua respiração e mantem ela presa durante o exercício, você está o tempo inteiro forçando a circulação pra baixo e isso pode piorar as varizes.
Portanto, manter a respiração ativa. A cada movimento deve ser acompanhado de uma inspiração e uma expiração. Pois é nessa horas que o seu sangue aproveita pra circular.
Resumindo.
1: Movimento correto. Execute o movimento ereta, sem jogar o tronco pra frente e
2: Respiração ativa (o tempo inteiro).
Espero que essas dicas ajudem a melhorar a qualidade do seu exercício para que você não precise se preocupar com as varizes pelo menos enquanto treina.😉
Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!
Filipe Damasceno
Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.
Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.
OUTROS POSTS:
-
O artigo mais completo da internet sobre Varizes feito para pessoas comunsout 10, 2021/0 Comentário
-
Os 4 principais culpados pelas VARIZESmar 21, 2020/
-
4 maneiras (loucas) de esconder as varizesdez 4, 2020/
-
VARIZES INTERNAS. Existe isso?nov 6, 2022/