4 maneiras loucas de esconder as varizes

Além de mal sucedidas

Filipe Damasceno // 04 de Dezembro de 2020

Olá. Tudo bem com você? No meu tempo de experiência com tratamentos de varizes, já tive contato com algumas tentativas (sempre mal sucedidas) de “esconder” as varizes.

Algumas delas são bastante exageradas, pra dizer o mínimo, e demostram o grau de sofrimento das pessoas com varizes.

Hoje vou falar sobre algumas dessas. Veja bem, não tenho intenção de te ensinar a esconder suas varizes. Algumas delas são até prejudiciais à sua saúde.

O objetivo é somente conversarmos sobre o quanto as varizes podem impactar a autoestima e qualidade de vida das mulheres e até que ponto pode chegar uma pessoa para se livrar delas.

1. Calça na praia

A “calça na praia” é apenas uma forma de fazer você entender do que estou falando. Mas o exemplo poderia ser saias ou vestidos longos, e o lugar pode ser um passeio ou piscina.

A questão é que muitas pessoas usam roupas que não condizem com a ocasião, pois é a forma mais prática (que de prática não tem nada) que encontraram para esconder suas varizes.

Claro que cada um se veste como bem quiser. Pode até ser questão de gosto. Mas, particularmente, quando eu vejo alguém com as pernas escondidas na praia penso logo que são as varizes ou a pessoa esqueceu de marcar a depilação.

2. Bronzear toda semana

Algumas mulheres optam por se bronzear constantemente para “maquiar” as varizes, que tendem a ser mais escuras.

Essa é uma prática arriscada, devido o risco de queimaduras, especialmente em mulheres que usam óleos e outras “receitas” para potencializar o bronzeado. Isso sem falar no risco de câncer de pele, que já tem relação muito estudada com a intensidade e frequência da exposição solar.

3. Maquiagem pra perna

Daqui pra frente as idéias vão ficando realmente criativas (e estranhas). Algumas mulheres passam maquiagem nas pernas para esconder varizes e vasinhos.

Pelo menos a maquiagem não está fazendo mal à sua saúde. Eu mesmo já recomendei à uma paciente que queria tratamento imediato pra ir à uma festa e não procurou atendimento à tempo.

Mas, imagino o trabalho que dá e quanta maquiagem não gasta dependendo do caso. Aqui obviamente não tem como ir em algum lugar com água, senão o encanto vai embora mais rápido.

4. Tatuagem 😱 

Sim! Já vi isso algumaS vezeS (plural)! Aqui a criatividade vira quase loucura 😂. Tatuagens na perna para esconder varizes. Às vezes até mais de uma!

Se você gosta de tatuagens, ótimo! Mas não com esse objetivo. Tatuagens devem ser feitas em estabelecimento especializado, confiável e responsável, pois também tem seus riscos. E dependendo do caso, às vezes fazer a tatuagem vai custar quase o mesmo valor do tratamento. Não faz sentido nenhum trocar um pelo outro.🤦‍♂️


Lembrando: todas essas são medidas de exceção e, portanto, não recomendadas por médicos. Nunca indicamos nada que atrase um tratamento efetivo.

Quando tomamos essas atitudes de esconder, na verdade não estamos tratando a raiz do problema. As varizes continuam lá e estamos permitindo que a doença varicosa evolua sem qualquer impedimento. E isso é perigoso.

Já conversamos sobre o que pode acontecer nesses casos. Clique aqui para ler um artigo sobre como as varizes evoluem ou aqui para conhecer algumas complicações.

Nós conversamos aqui no blog de forma bem descontraída. Mas na verdade, eu vejo esses atos de esconder as varizes sem tratá-las, e que quase sempre não funcionam muito bem, com muita tristeza. Elas não deixam de ser uma derrota do médico vascular em levar informação a quem necessita.

Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e viva plenamente com suas belas pernas, sem precisar recorrer às loucuras que você viu aqui.😅

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.