10 falsas idéias sobre VARIZES que estão te impedindo de se livrar delas

Cuidado: Fake News adiante

Filipe Damasceno // 01 de Janeiro de 2021

Olá. Tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre algumas objeções que podem estar te impedindo de se livrar das varizes mas que são falsas. Idéias do imaginário popular que só geram medo e não retratam a verdade sobre as varizes e seus tratamentos. Vamos lá?!

⚠️ Cuidado! Muitas fake news adiante. Algumas você com certeza jurava que eram verdadeiras.

1. Varizes não tem tratamento

Ora, como assim?! É claro que varizes têm tratamento. O que você pensa que nós fazemos?

O que você pode estar tentando dizer é que varizes nem sempre têm um tratamento definitivo. A doença varicosa é uma doença crônica. E os seus principais causadores não podem ser controlados, como por exemplo: tendência genética, hormônios, gravidez ou passar muitas horas por dia em pé ou sentada (a não ser que você não queira trabalhar ou ter filhos para evitar varizes, o que nao faz muito sentido).

No entanto varizes têm controle, com alguns cuidados e acompanhamento regular com um médico vascular. Isso é bem melhor e mais seguro do que deixar as varizes evoluirem sem tratamento. Nesse artigo AQUI falo sobre o que pode acontecer.

2. Custa caro tratar as varizes

Todas as decisões que tomamos (ou não tomamos) tem um preço.

Por exemplo, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável tem um preço. Não fazê-los também tem. Estudar para um concurso ou para uma promoção no emprego custa caro. Não fazer nada disso também.

O tratamento de varizes tem o seu custo, realmente. Assim com NÃO tratar as varizes também tem um preço. Dizer se é caro depende da prioridade que isso tem pra você.

Para resolver isso, você deve fazer uma reflexão e pensar se o preço (e as consequências) que se paga ao escolher não tratar as varizes é maior ou não do que o de tratar.

3. Só é possível tratar varizes com cirurgia

Antigamente era comum se tratar todo tipo de varizes, até mesmo as microvarizes e vasinhos com cirurgia. Há algum tempo que isso mudou.

Hoje em dia as tecnologias, medicamentos e materiais para tratamentos de varizes evoluíram tanto que a maioria dos casos não precisa mais de cirurgia. Podem ser tratadas com a aplicação de recursos e técnicas minimamente invasivos no próprio consultório com muita segurança.

Aliás, na verdade a indicação de cirurgia para tratamento de varizes atualmente tem se tornado uma coisa cada vez mais rara.

4. Não vou tratar varizes por que elas voltam

Os tratamentos realizados tem potencial para manter seu efeito por período prolongado de muitos meses a anos.

Os vasos uma vez tratados não retornam. O que não impede que novos vasos se formem conforme a tendência individual e fatores genéticos.

O mais indicado é tratar e dar uma “zerada” nas pernas e acompanhar regularmente o caso, ao invés de permitir as varizes evoluírem livremente ao ponto de causar complicações (já falei sobre algumas delas. Clique aqui para conferir).

5. Não vou tratar varizes por que vai deixar cicatriz

O único tratamento que pode deixar cicatrizes, e mesmo assim pequenas, é a cirurgia. Mas como já falei aqui, esta opção tem se tornado cada vez mais rara com o avanço dos tratamentos não invasivos.

6. Não vou tratar varizes por que vai manchar minha pele

Alguns tratamentos como no uso da espuma, em raros casos podem provocar manchas. Quanto mais grossas e superficiais as varizes, maior a chance (por isso não é prudente deixar chegar a esse estágio).

Certos tipos de pele têm uma tendência maior. Porém as manchas geralmente não são definitivas e existem técnicas para minimizar essa possibilidade.

7. Não vou tratar varizes por que dói

Os tratamentos de varizes, mesmo os realizados com agulhas, são geralmente indolores ou muito pouco dolorosas até para quem não é fã de agulhas ou da sensação do laser. Lógico, cada pessoa tem uma sensibilidade individual à dor, podendo sentir alguma coisa.

Em geral, naqueles com mais sensibilidade, o incômodo é suportável e dura somente o tempo da seção, não ficando dolorida após.

Além disso, as soluções usadas normalmente usam anestésico local na composição para evitar dor e ardência durante a injeção.

Usamos também um resfriador de pele que provoca uma analgesia temporária, ou seja, a pele fica anestesiada localmente, o que diminui significativamente a sensação durante os tratamentos. Conheça essa tecnologia AQUI.

8. Não vou tratar varizes por que tenho medo de anestesia

Tudo que falamos sobre a cirurgia e seu uso cada vez mais raro se aplica também para a anestesia.

As formas de tratamento não invasivas possibilitam que pessoas se livrem das varizes sem a necessidade de passar pelos riscos de internação em hospital e de anestesia.

9. Não vou tratar varizes por que terei que ficar semanas de repouso

Mais uma mentira deslavada. Cada tratamento tem suas recomendações específicas que podem ser, por exemplo, evitar exercício físico vigoroso no dia do tratamento e evitar exposição ao sol alguns dias antes e após os procedimentos.

Na maioria dos tratamentos (tirando os cirúrgicos), você pode retomar sua rotina normal assim que sair do consultório.

10. Não vou tratar varizes por que já estou velha

Essa é violenta. Lógico que vai exigir mais cuidados, mas NÃO EXISTE idade limite para tratar varizes. Assim como não existe idade para se cuidar, aproveitar os melhores momentos da vida e para realizar sonhos.


Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.