10 causas de inchaço nas pernas

que NÃO são causados por Varizes

Filipe Damasceno // 12 de Dezembro de 2021

Olá. Tudo bem com você? A gente já viu por aqui algumas vezes que as principais características das varizes (além do aspecto visual, claro) é causar sintomas incômodos.

A dor e inchaço são os principais deles.

A incompetência das veias varicosas leva a um acúmulo de sangue com dificuldade de subir nas partes mais inferiores das pernas, principalmente pés, tornozelos e panturrilhas.

É exatamente esta “congestão venosa” a responsável por todos os sintomas e o inchaço. Eu já falei sobre como isso acontece e esses sintomas em outro artigo que você confere aqui.

Hoje vamos falar sobre o que NÃO são varizes. Como assim? Vamos falar sobre alguns casos que simulam quadros parecido aos de varizes (às vezes muito parecidos e que enganam até os médicos).

Muitas pessoas procuram o consultório do cirurgião vascular com quadros que não tem relação com a circulação. E veja bem, não há nenhum problema nisso. Você na verdade não precisa saber e por isso procurou seu médico de confiança.

Há algum tempo eu fiz um artigo falando sobre 6 causas de dor nas pernas que não são varizes. Clica aqui pra conferir.

Seguindo nessa linha, hoje eu vou falar 10 causas de inchaço ou edema nas pernas que também não são causados por varizes. Vamos lá?!

Inchaço nas pernas

Chegar ao fim do dia sentindo cansaço e as pernas inchadas e doloridas é uma triste realidade para muitas mulheres.

No caso das varizes a presença de inchaço já representa uma doença varicosa de estágio 3, que configura insuficiência venosa, uma estágio moderadamente avançado de varizes. Nesse caso, o caso já merece mais atenção. Clique aqui para relembrar os estágios da doença varicosa.

Existem diversas causas para isso acontecer. Mas sempre tem alguma particularidade que as distingue. Pode ser a característica do inchaço, a região afetada, se afeta as duas pernas por igual etc.

Normalmente, isso não é motivo de preocupação. Mas alguns deles merecem bastante atenção pois são quadros de urgência e que merecem tratamento rápido. Vamos então passar por cada um deles?

Obs 1: Inchaço e edema são a mesma coisa, caso eu fale das duas formas.

Obs 2: Só lembrando que eu não vou falar dos inchaços causados por traumas como entorse, contusões, pancadas ou coisas do tipo por que nesses casos a causa já é óbvia, né?

Obs 3: também não vou falar sobre o inchaço da gravidez pelo mesmo motivo. Está na cara (ou na barriga) a causa do inchaço. Falo sobre por que isso acontece e mais sobre a gravidez e circulação nesse artigo aqui.

1. Dias quentes

Muitas pacientes chegam com essa queixa. Não apresentam nenhum inchaço normalmente, mas basta um dia mais quente pra ele aparecer. Geralmente marcando os pés ou tornozelos com a sandália.

O calor causa nos vasos um fenômeno chamado vasodilatação, ou seja, as veias ficam mais abertas e dilatadas, recebendo mais sangue e dificultando seu retorno.

Por isso, tente reduzir banhos quentes, e a exposição prolongada ao sol e calor. É importante evitar alimentos ricos em sódio, como alimentos salgados e em conserva. E também beber muito líquido.

Beber muito líquido para evitar inchaço pode parecer sem sentido, mas na realidade isso melhora o funcionamento dos rins e reduz a retenção. Pode acreditar!

2. Trombose

Nome completo: trombose venosa profunda (ou TVP para os íntimos).

Ela acontece pois, por alguma razão, o sangue coagula DENTRO de alguma veia.

O natural é o sangue coagular quando há uma ruptura da parede da veia, justamente para interromper um possível sangramento.

Mas alguns fatores podem aumentar as chances do sangue coagular mesmo dentro de um vaso.

Antes que alguém aí fique desesperado, normalmente se observa um somatório de vários desses fatores e não um único isolado.

São eles:

– Tabagismo (sempre ele),
– Obesidade,
– Uso de alguns anticoncepcionais,
– Trombofilias (que são doenças sanguíneas que aumentam o processo de coagulação),
– Predisposição genética,
– Gravidez e pós-parto,
– Câncer e
– Causas de imobilidade como: pacientes acamados, cirurgias, acidentados.

Os sinais e sintomas também são dor e edema (inchaço). As diferenças: normalmente a dor é mais forte, localizada em determinada região, e os pacientes apresentam ainda (mas nem sempre) vermelhidão, calor e rigidez da musculatura envolvida (a principal é a musculatura da panturrilha).

Obs: a dor e o inchaço causados por varizes geralmente nao é forte e localizada. É mais um incômodo e você normalmente nao define um ponto específico que dói. Desconfie de dores ou inchaços muito intensos. Raramente são causadas por varizes a não ser em complicações.

A trombose é um dos quadros em que seria prudente você se dirigir a um hospital ou serviço de urgência caso suspeite que seja o seu caso. Pois há risco de um coágulo se desprender da perna, passear pela circulação e parar no pulmão, causando a conhecida (e temida) EMBOLIA PULMONAR.

Mas essa parte já está ficando muito grande e o artigo não é só sobre trombose. Eu já fiz um completo sobre esse tema que você confere aqui.

3. Flebite

A flebite ou tromboflebite superficial também é uma trombose, ou seja, um coágulo dentro de uma veia. Mas desta vez acontece em uma veia superficial (mais próxima da pele) e não profunda como a TVP.

Elas atingem principalmente as veias com varizes das pernas, mas não são a mesma coisa.

Como estas veia drenam menor quantidade de sangue que as profundas, geralmente o edema é menor. E por serem próximas da pele, que tem maior sensibilidade, a dor é mais bem localizada (é possível saber exatamente onde dói e apontá-la com um dedo) e acompanhadas de um cordão endurecido e de sinais inflamatórios como calor e vermelhidão também localizados bem em cima do trajeto do vaso.

Seu risco de soltar fragmentos e gerar embolia pulmonar são muito menores, mas também exige atenção e tratamento rápido, especialmente se for em vaso da coxa.

4. Linfedema

O linfedema é o inchaço causado por extravasamento de líquidos devido a problemas nos vasos linfáticos (um terceiro tipo de vasos além das veias e artérias, que são praticamente imperceptíveis a olho nu).

Isso pode acontecer devido a retirada de gânglios linfáticos, como em alguns tratamentos para câncer ou alteração nos vasos linfáticos.

O tratamento é realizado com atividade física, fisioterapia, uso de meias de compressão e manter os membros elevados.

5. Artrite

A artrite é uma inflamação das articulações que pode provocar inchaço da pernas, especialmente sobre ou próximas as articulações, como joelho, tornozelo ou quadril.

É mais comuns em idosos e geralmente vem acompanhada de sintomas como dor, calor ou vermelhidão e deformidade das articulações, além de dificuldade em executar certos movimentos.

O médico a ser procurado nesse caso é o reumatologista.

6. Doenças do coração

O inchaço nas pernas também pode ser sinal de um problema cardíaco.

Colesterol alto, hipertensão, diabetes e sedentarismo são algumas das causas para esse tipo de doença.

A insuficiência cardíaca acontece pelo enfraquecimento do músculo do coração, que passa a ter dificuldade de empurrar o sangue pra frente. Logo, o líquido do corpo vai se acumulando por todo o corpo, mas tende a ficar maior nas pernas, tornozelos e pés, devido à gravidade.

Geralmente, é acompanhado de cansaço excessivo, sensação de falta de ar e às vezes aperto ou pressão no peito.

Nesse caso, o médico indicado para se procurar é o cardiologista.

7. Doenças no fígado

Doenças que levem ao mau funcionamento do fígado também podem ocasionar inchaço. Isso acontece pois o fígado produz as proteínas do nosso corpo, inclusive uma chamada albumina. Essa proteína ajuda a manter o líquido do sangue dentro dos vasos.

O fígado doente perde capacidade de produzir essa e outras proteínas. Por isso o líquido extravasa dos vasos sanguíneos, se acumulando em várias partes do corpo, como as pernas e na cavidade da barriga.

Pode vir acompanhado de outros sintomas como olhos e pele amarelada, a chamada icterícia.

8. Doenças dos rins

Os rins como sabemos são responsáveis, a grosso modo, pela filtração do sangue e eliminação do que o organismo não precisa mais através da urina.

Problemas nos rins vão causar inchaço pois o líquido não será eliminado adequadamente do corpo pela urina.

9. Infecções

Quando acontece penetração de bactérias, geralmente por alguma ferida no pé ou na perna, elas podem proliferar nos tecidos e causar uma infecção. São alguns casos a erisipela ou a celilite infecciosa.

A porta de entrada de bactérias pode ser uma ferida, como uma úlcera venosa ou até mesmo uma lesão mínima como uma frieira entre os dedos. Por isso é importante sempre fazer uma autoavaliação dos pés à procura de qualquer lesão e cuidar muito bem da higiene da mesma. Feridas que não estão sendo tratadas adequadamente tem maior chance de infeccionar.

Esta situação é mais comum em pessoas com diabetes descontrolado. Elas tem a sensibilidade diminuída nos pés devido destruição dos pequenos nervos pela doença. Por isso, fazem feridas às vezes extensas sem perceber.

Os sintomas de uma infecção, como causam muita inflamação, geralmente são dor, inchaço, vermelhidão e calor na região. Pode haver febre. Nesses casos é indicado procurar uma emergência ou pronto-socorro.

10. Efeito colateral de alguns medicamentos

Certos medicamentos podem causar inchaço em pessoas suscetíveis. Alguns exemplos são certos anticoncepcionais, remédios para pressão alta, hormônios, corticóides, remédios para diabetes e antidepressivos.

Caso perceba que o edema começou após início ou troca de algum medicamento, converse com seu médico para avaliar se é preciso trocar por outro.


Listei aqui apenas as principais causas de inchaço nas pernas que muitas vezes se confundem com quadro de varizes mas não são.

A lista das outras causas menos comuns é enorme e daria para escrever um livro só com elas.

Mas acredito que essas que citamos aí acima já sejam suficiente para ajudar muitas pessoas.


Se permita receber ajuda nessa transformação. Conte com um médico vascular para o tratamento das suas varizes e seus sintomas e viva plenamente.

Espero ter ajudado e em caso de dúvida pode fazer contato comigo. Você pode encontrar meus contatos e agendamento online clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Considere deixar seu e-mail aí abaixo para não perder sempre que tivermos mais informações úteis e de qualidade pra você. Até a próxima!

Filipe Damasceno

Cirurgião Vascular Especialista em Tratamento de Varizes e Flebologia Estética. Apaixonado por família, judô e cachorros.

Gostou? Clique para compartilhar:

Cirurgião Vascular especialista em doenças Venosas e Tratamento de Varizes. Natural de Niterói, vive e atua na mesma cidade. Atualizado em diversos cursos na área de Flebologia Estética, que é a aplicação de recursos minimamente invasivos para o tratamento dos sintomas e melhora da aparência relacionados às veias e varizes. Atua em diversos tratamentos como Escleroterapia Convencional e Ampliada, Escleroterapia com Espuma, microcirurgias dentre outros.